HOME EMPRESA INFORMAÇÕES IMPORTANTES SERVIÇOS PRODUTOS LOCALIZAÇÃO CONTATO
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
COMPARATIVO ARCONDICIONADO X AQUECEDORES ELÉTRICOS
Sempre que se inicia o inverno, temos tido muita procura pára solucionar dúvidas sobre as vantagens e desvantagens de se comprar um aquecedor elétrico para as noites mais frias ou um aparelho de ar condicionado na versão quente/frio. Segue algumas informações que poderão ajudar na solução desta dúvida.

Vantagens do Aquecedor:

A maior vantagem é o preço, os mais comuns são muitos baratos, pequenos e de fácil instalação, tipo plug-in

Desvantagens do Aquecedor:

O seu uso se restringe apenas a um curto período de inverno, onde as noites são mais frias, e por se usar resistência elétrica ou óleo (depende do modelo), ele deixa o ar ainda mais seco o que já é comum nas noites de inverno, e o consumo elétrico é muito alto (vide tabela abaixo) e se demora para atingir a temperatura desejada.

Vantagens do Ar Condicionado:

È um aparelho que se pode usar o ano todo, tanto no inverno como no verão, oferecendo assim um nível de conforto durante um período maior, senão o ano todo, o seu consumo de energia chega a ser 3 vezes menor em relação a alguns tipo de aquecedores, seu nível de controle de temperatura eletrônico permite um ajuste da temperatura de acordo com a satisfação de cada usuário, bem como a possibilidade de se programá-lo para ligar e desligar-se automáticamente, consegue atingir a temperatura ideal com maior rapidez.

Desvantagens do Ar Condicionado:

A maior desvantagem é o preço do aparelho, e sua instalação requer a necessidade de técnicos treinados tanto parta a instalação como para a seleção do melhor equipamento e do melhor local para sua instalação

Informações técnicas retiradas de catálogos dos produtos veiculados na internet Usado como critério de comparação um quarto de dormir de aproximadamente 12 m².

COMPARATIVO ARCONDICONADO X CLIMATIZADOR EVAPORATIVO

Uma alternativa muito interessante  em relação ao ar condicionado é o uso do climatizador  evaporativo,  nos casos em que se deve deixar o ambiente aberto como lojas, restaurantes, academias, galpões industriais, laboratórios e outros locais de trabalho onde  é necessário a  renovação de ar, pois este produto  exige  uma renovação de ar, ou seja  para se ter efeito o ar que entra filtrado tem que sair para levar o ar quente embora

Vantagens do climatizador:

Baixo consumo  de energia, (aproximadamente 10% do ar condicionado), não  utiliza CFC, renovação de ar filtrado em 100% , não precisa ter ambiente fechado, mantém a umidade do ar  dentro do padrão 60% a 80%, ar  limpo e filtrado.

Desvantagens do climatizador:

Instalação requer tomada de ar externo e  abertura na parede, não controla a temperatura apenas a vazão do volume de ar, não pode ser instalado em ambiente fechado.

Vantagens do ar condicionado: 

Controle eletrônico da temperatura, silencioso, pode ser instalado em ambiente fechado,

Desvantagens do ar condicionado:

Alto consumo de energia, não permite a renovação automática do ar (portas abertas), abaixa a umidade do ar,  preço maior ,  contaminação do ar  não renovado.

CONSUMO : AR CONDICIONADO X CLIMATIZADOR
Objetivos da Climatização
O conforto térmico esta cada vez mais necessário nos dias de hoje, devido as mudanças climáticas que temos percebido e que tem sido relatado pelos diversos institutos de estudos climáticos, e estes também tem divulgado a necessidade de uma maior consciência ecológica para que as degradações ao meio ambiente não aumente ou piore ainda mais o clima atual.

Diante disso se depara com a necessidade de oferecer um conforto térmico aos usuários que necessitam deste conforto ou sejam obrigados, uma vez que os órgãos de controle de qualidade como o ISO14.000(1) estão exigindo uma atenção maior com os trabalhadores quanto as suas necessidades de segurança e a sua relação com o meio ambiente.

O usuário se vê na necessidade de escolher um sistema de climatização que atenda as necessidades de conforto térmico, mas também não se onere muito o custo de implantação e nem os custos de operação e manutenção deste sistema, e ao mesmo tempo posso estabelecer uma relação melhor com o meio ambiente sem os altos custos do consumo de energia que normalmente se encontra nos fornecedores tradicionais neste mercado.
Sistemas de Resfriamento Evaporativo
Uma alternativa muito interessante em relação ao ar condicionado é o uso do climatizador evaporativo, nos casos em que se deve deixar o ambiente aberto como lojas, restaurantes, academias, galpões industriais, laboratórios e outros locais de trabalho onde é necessário a renovação de ar, pois este produto exige uma renovação de ar, ou seja para se ter efeito, o ar que entra filtrado tem que sair para levar o ar quente embora.
Climatizador Evaporativo
Vantagens do climatizador:
Baixo consumo de energia, (aproximadamente 10% do ar condicionado), não utiliza CFC, renovação de ar filtrado em 100% , não precisa ter ambiente fechado, mantém a umidade do ar dentro do padrão 60% a 80%, ar limpo e filtrado.
Desvantagens do climatizador:
Instalação requer tomada de ar externo e abertura na parede, não controla a temperatura apenas a vazão do volume de ar, não pode ser instalado em ambiente fechado.
Vantagens da climatização de ar condicionado por fancoil:
Controle eletrônico da temperatura, silencioso, pode ser instalado em ambiente fechado.
Desvantagens da climatização de ar condicionado por fancoil:
Alto consumo de energia, não permite a renovação automática do ar (portas abertas), abaixa a umidade do ar, preço maior , contaminação do ar não renovado.
Como funciona um climatizador evaporativo:
Possui um ventilador que aspira o ar externo através de um apinel especial, sobre o qual a água circula continuamente por uma bomba este mesmo ventilador direciona o ar resfriado para o interior do ambiente. A água que evapora é reposta por uma bóia que mantém constante o nível no reservatório.
Funcionamento de um Climatizador Evaporativo
Redução de temperatura:
A redução de temperatura ((diferença entra temperatura de entrada e a de saída do ar no climatizador evaporativo) é obtida com o processo de resfriamento evaporativo, depende fundamentalmente da umidade relativa do ar, a temperatura resultante no ambiente depende da carga térmica, da vazão e da temperatura do ar insuflado. Quanto mais quente o período do dia, menor é a umidade e melhor é o desempenho do resfriamento evaporativo

É importante deixar claro que as reduções do quadro abaixo são verificadas na saída resfriador evaporativo, normalmente se considera que a temperatura deverá ficar de 2ºc a 5ºc da temperatura de saída do resfriador

A tabela a seguir mostra a redução de temperatura do ar prevista para um climatizador evaporativo em função da umidade relativa do ar para temperaturas ambiente de 25ºC, 32ºC e 37ºC.
Variação de temperatura e umidade
A influência de calor na saúde:
A importância de se manter níveis corretos de umidade em ambientes climatizados é tão grande quanto a preocupação com a temperatura desse ambiente, A baixa umidade do ambiente também afeta as pessoas causando alergias respiratórias, irritações nos olhos e garganta, mal estar, etc., o grau de stress causado pelo calor varia com a idade, saúde, e características do corpo. Abaixo estão listados alguns possíveis sintomas de strress térmico associado a intervalos de temperatura (5).

Ref. 6- Fonte: Excessive Heatand Worker Safety - Universidade da Pensilvania, Heat Stress Disorders Guidelines -
Universidade de Michigan
Temperaturas e produtividade
Altas temperaturas e produtividade:
O aumento da fragilização da saúde diminui a produtividade das pessoas e contribui para Que a mesma tenha uma maior freqüência de erro nas suas atividades, isto é indicado na tabela abaixo. Todo corpo em atividade física gera calor, caso não haja troca de ar no ambiente, favorecerá essa geração de calor saturando o corpo e provocando fadiga, risco de erros e acidentes de trabalho e queda de produtividade.

Ref. 7 (NASA repórter CR-1205-1)
Temperatura e stress
Tecnologia Inverter - Ar Condicionado Inverter vs. Convencional

Economia de energia, maior durabilidade, mais silencioso!

Essa tecnologia controla a velocidade de compressão do ar, evitando picos de voltagem, quedas de energia no aparelho e oscilações na temperatura. Ou seja, você não passa frio ou calor, pois a temperatura se mantém estável.

Economiza cerca de 60% de energia comparado aos modelos tradicionais.

Atinge a temperatura desejada mais rapidamente.

Temperatura sempre estável, sem oscilações entre calor e frio.

Usa gás ecológico, não prejudica a camada de ozônio.

Muito mais silencioso que os convencionais. O compressor trabalha em baixa rotação quando estabiliza a temperatura, e isso diminui também o ruído da condensadora.

Maior durabilidade, já que o desgaste do compressor é evitado, já que o motor não liga e desliga a todo momento.

 

home . empresa . informações importantes . serviços . produtos . localização . contato
Tel.: 11 4526.2223 - 4527.3223
Rua Pereira Barreto, 184 - CEP 13202-282 - Vila Arens - Jundiaí - SP
2013 © JP Máquinas e Refrigeração - Todos os direitos reservados.